PortuguêsInterpretação de textos
- (VUNESP 2018)
Derivada do latim, língua portuguesa
é a sétima mais falada no mundo
O português é a língua oficial de nove países e tem mais de 260 milhões de falantes. De acordo com o instituto americano SIL International, há mais de 7000 idiomas no mundo, e o português é o sétimo mais falado.
Parte do grupo das línguas românicas, que inclui o espanhol e o italiano, entre outras, o português é derivado do latim – idioma que teve origem na Itália, na pequena região do Lácio, onde está Roma.
O latim disseminou-se na Europa juntamente com a expansão do domínio do Império Romano.
Foi com as tropas romanas que o latim chegou à face sul do continente europeu (onde hoje estão os territórios de Portugal e Espanha), entre os séculos 3° e 2° a.C.
Devido a ocupações anteriores, a Península Ibérica já tinha a presença de outros povos (e suas línguas, por consequência), como os celtas. Ao longo do tempo, o latim falado foi incorporando elementos linguísticos dessas e de outras populações.
Quando o Império Romano ruiu, no século 5° d.C., a Península Ibérica já estava totalmente latinizada, e o idioma manteve-se em uso por seus habitantes.
No século 15, com a expansão marítima de Portugal, a língua foi espalhada por suas colônias. O uso de outros idiomas ou dialetos locais era, muitas vezes, proibido.
Hoje há muito mais falantes de português fora de Portugal,
que tem apenas 10 milhões de habitantes.
(https://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)
Observe as passagens do texto:
• Parte do grupo das línguas românicas, que inclui o espanhol e o italiano , entre outras, o português é derivado do latim… (2° parágrafo)
• … a Península Ibérica já tinha a presença de outros povos (e suas línguas, por consequência), como os celtas . (5° parágrafo)
• No século 15, com a expansão marítima de Portugal , a língua foi espalhada por suas colônias. (7° parágrafo)
Na organização das informações textuais, as expressões em destaque estão empregadas, respectivamente, com a função de indicar
A) exemplificação, exclusão e causa.
B) explicação, exemplificação e causa.
C) delimitação, comparação e ênfase.
D) justificação, ênfase e consequência.
E) restrição, exemplificação e modo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 127
Vamos para o Anterior: Exercício 125
Tente Este: Exercício 672
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português