Educação físicaCritérios de seleção e organização dos conteúdos da educação física
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
Ao brincar, a criança não está preocupada com os resultados. É o prazer e a motivação que impulsionam a ação para explorações livres. A conduta lúdica, ao minimizar as consequências da ação, contribui para a exploração e a flexibilidade do ser que brinca.
Tizuko Kishimoto. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.
Acerca da prática pedagógica da educação física com relação ao brincar, assinale a opção correta.
A) Brincadeiras esportivas auxiliam a prática de liberdade das crianças ao mesmo tempo em que aperfeiçoam nelas o gesto técnico.
B) Brincadeiras infantis tendem à simplificação motora e o professor precisa intervir para aperfeiçoar tal estímulo.
C) Explorar brincadeiras com liberdade na escola representa um descompromisso pedagógico com a criança.
D) Mediações pedagógicas exploram o brincar como parte do processo de desenvolvimento integral da criança.
E) A brincadeira com regras se impõe na escola como expressão que legitima a prática pedagógica da educação física.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 186
Vamos para o Anterior: Exercício 184
Tente Este: Exercício 82
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física