Educação físicaCritérios de seleção e organização dos conteúdos da educação física
- (NC-UFPR 2019)
Tendo como base os princípios metodológicos para organização e sistematização dos conteúdos da Educação Física do Currículo do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba (2016), assinale a alternativa INCORRETA.
A) A organização metodológica do fazer docente dar-se-á a partir das dimensões presentes no processo de conhecer, vivenciar, analisar e significar os conteúdos da Educação Física, nesse caso, organizados a partir dos eixos estruturantes: ginástica, dança, jogos e brincadeiras, lutas e esportes.
B) A garantia de que os estudantes tenham direito de acesso às práticas da Educação Física, por meio de intervenção inicial e contextualizada, na qual os docentes sinalizam o conteúdo a ser trabalhado e estabelecem conexões e interações com os saberes prévios dos estudantes, caracteriza a dimensão do conhecer.
C) Na dimensão da análise, os professores instigam reflexões a partir de diferentes pontos de vista, abrindo possibilidades para críticas, sugerindo a resolução de conflitos e tensões, pautando-se em ações de respeito e de inclusão, além de procurar garantir relações de igualdade por meio das trocas originadas nas experiências corporais.
D) Para vivenciar os saberes e as práticas da Educação Física, os professores oferecem aos estudantes a possibilidade de usufruir de um patrimônio cultural inédito, propondo os encaminhamentos pedagógicos relacionados à manifestação corporal que será focalizada, ampliando seu repertório de experiências.
E) A fim de contemplar o processo de significação (e também de ressignificação) do conhecimento, a ação pedagógica deve estimular os estudantes a imprimir novos significados às práticas, quando necessário, e estabelecer conexões entre a cultura da escola e a cultura praticada fora dela, visando à fruição e partilha de uma formação cultural ampla e para a vida.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 73
Vamos para o Anterior: Exercício 71
Tente Este: Exercício 45
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física