Procura

Educação físicaCritérios de seleção e organização dos conteúdos da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 190

  • (FAUEL 2021)

A seleção e organização dos conteúdos que devem compor o currículo da Educação Física na Escola tem sido tema de grande interesse entre os pesquisadores da área. As discussões sobre o tema tornaram- -se mais intensas durante a década de 90, especialmente pelo papel da Educação Física na escola que, ao contrário de outros componentes curriculares, não conseguia explicitar sua especificidade. Para mudar esse quadro, foi realizada a proposta de que fossem ensinados, durante as aulas, conhecimentos sobre o movimento humano, que pudessem levar ao desenvolvimento das potencialidades e possibilidades motoras e à capacitação do aluno para a utilização consciente de seu potencial motor. A partir disso, foi marcante a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (Brasil, 1997). Nesse documento se defendia a cultura corporal de movimento como base do currículo da Educação Física na escola. Além disso, para organizar o currículo foram propostos três blocos de conteúdos: esporte, lutas e ginástica; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo. Assim, a avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverão ser integradas, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como auto-avaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade. Em síntese, dentre as funções dos instrumentos de avaliação para a Educação Física, qual função apresentada encontra-se INCORRETA?


A) Explicitar os objetivos específicos propostos pelo programa de ensino.

B) Situar diretores e políticos dentro do processo de ensino e aprendizagem.

C) Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

D) Ser claros o suficiente para que o aluno saiba o que, como e quando será avaliado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 191

Vamos para o Anterior: Exercício 189

Tente Este: Exercício 19

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+