Procura

Educação físicaCritérios de seleção e organização dos conteúdos da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 199

  • (IMPARH 2021)

A sistematização dos blocos de conteúdos temáticos para o ensino da educação física na escola, proposto por Sanches Neto (2017), a partir de um estudo que advém da convergência entre quinze proposições teórico-metodológicas da educação física escolar difundidas na década de 80, tem como propósito pensar a especificidade da educação física, pedagógica e didaticamente, atrelada a uma necessária e concomitante articulação com as dinâmicas da cultura, do movimento, do corpo e do ambiente. Cada um dos quatro blocos é composto por um agrupamento de conteúdos. Abaixo, estabeleça a associação entre os blocos temáticos e seus respectivos conteúdos.
1. Elementos Culturais 2. Movimentos 3. Aspectos Pessoais e interpessoais 4. Demandas do ambiente
( ) Neste bloco temos a tematização da brincadeira e jogo, Brincadeira e Jogo, Esporte, Dança, Ginástica e Circo, Luta e Capoeira. ( ) Neste bloco temos a tematização dos aspectos relacionados e integrados a motricidade: noções de bioquímica e nutrição, embriologia e fisiologia, anatomia e biomecânica, antropologia e psicologia, comportamento motor, saúde e patologia. ( ) Neste bloco temos a tematização e problematização da motricidade frente ao meio ambiente físico e natural, social e político, filosófico e estético, virtual, administrativo e econômico, histórico e geográfico. ( ) Neste bloco temos os conteúdos das habilidades de estabilização, manipulação e locomoção, combinação e especialização de habilidades, capacidades e noções de treinamento.
O item que contêm a sequência correta de cima para baixo é:



A) 1; 2; 4; 3.

B) 1; 3; 4; 2.

C) 1; 4; 3; 2.

D) 1; 4; 2; 3.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 200

Vamos para o Anterior: Exercício 198

Tente Este: Exercício 59

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+