Educação físicaCritérios de seleção e organização dos conteúdos da educação física
- (Quadrix 2021)
O jogo é uma invenção dos seres humanos, um ato
em que suas intencionalidades e curiosidades resultam em
um processo criativo para modificar, imaginariamente, a
realidade e o presente.
O jogo satisfaz as necessidades das crianças,
especialmente a necessidade de “ação”. Para entender o
avanço das crianças em seu desenvolvimento, o professor
deve conhecer as motivações, as tendências e os incentivos
que as colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto
dominante da consciência, ele deve ser entendido como
“fator de desenvolvimento”, por estimular a criança no
exercício do pensamento.
Metodologia do Ensino de Educação Física.
São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a respeito da perspectiva sociocultural da educação física.
É importante que a seleção de jogos para as aulas considere a memória lúdica da comunidade dos alunos, mas também explore jogos de diversas regiões brasileiras e do mundo.
C) Certo
E) Errado
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 229
Vamos para o Anterior: Exercício 227
Tente Este: Exercício 174
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física