PedagogiaEducação e ludicidade
- (VUNESP 2021)
A inclusão do jogo infantil nas propostas pedagógicas remete-nos para a necessidade de seu estudo nos tempos atuais. Por exemplo, ao abordar a brincadeira de faz de conta, Kishimoto et alii(2009) afirmam que a importância dessa modalidade de brincadeira justifica-se
A) pela aquisição do símbolo, pois, ao alternar o significado de objetos, de situações, e criar novos significados, desenvolve-se a função simbólica.
B) pelo ensino de valores, isto é, servindo-se do lúdico, os adultos conseguem impor às crianças padrões desejáveis de conduta, de forma quase imperceptível.
C) pela aprendizagem de regras, pois, ao deixar a criança brincar de faz de conta, o professor pode criar mecanismos para controlar o comportamento dela.
D) pelo efeito positivo na aprendizagem, pois, quando utilizado em sala de aula, a prioridade do jogo deve ser sempre o produto, isto é, a aprendizagem de noções e de habilidades.
E) pela assimilação mais fácil de conteúdos escolares, pois, em sua função lúdica, o brinquedo ensina espontaneamente e sem a necessidade da intervenção de adultos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 252
Vamos para o Anterior: Exercício 250
Tente Este: Exercício 123
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia