PedagogiaEducação e ludicidade
- (Colégio Pedro II 2019)
Conhecer e saber [...] é experimentar, sentir, vivenciar. Não há separação estanque entre vivido e concebido, saber é fazer e fazer é saber (LUZ, 1995, p. 574).
Com base na ideia expressa acima, um professor elaborou uma proposta de atividade pedagógica para estudantes do 5º ano do ensino fundamental que articulasse as dimensões da oralidade, da musicalidade, da corporeidade e da ludicidade em interação com elementos da cultura afro-brasileira.
Ele propôs corretamente que os estudantes
A) elaborassem uma lista de todos os instrumentos musicais ouvidos em diferentes manifestações culturais afro-brasileiras, como o tambor de crioula, o maracatu, o samba de roda e o jongo, e que, divididos em grupos, confeccionassem cartazes com informações sobre os diferentes instrumentos listados.
B) descrevessem, por escrito, em um parágrafo, as características da música de uma roda de jongo, apresentada em vídeo, apontando os instrumentos musicais usados, a dança e as características das roupas do grupo, e representando graficamente essa manifestação com um desenho.
C) debatessem a temática do poema “Tem gente com fome”, de Solano Trindade, e que, divididos em grupos, transformassem o poema em uma composição musical, usando o rap, o funk, o samba ou outro gênero de preferência dos estudantes.
D) dançassem livremente ao som de músicas das manifestações culturais afro-brasileiras do tambor de crioula, maracatu, congada e jongo e que, depois, divididos em quatro grupos, fizessem uma pesquisa em vídeos da internet, em busca dos principais passos dessas danças, e montassem uma coreografia fundamentada na pesquisa realizada, apresentando-a posteriormente à turma.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 123
Vamos para o Anterior: Exercício 121
Tente Este: Exercício 133
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia