Procura

PortuguêsInterpretação de textos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 412

  • (FUNCERN 2017)

Considere o excerto:

Podem-se destacar alguns pontos positivos e simultaneamente negativos da adoção da história da Literatura no ensino tal qual se tem cristalizado: 1. resolve o problema da seleção de obras, pois constitui um corpus definido e nacionalmente instituído, mas elimina as peculiaridades regionais; 2. resolve o problema da falta de preparação e de conhecimento literário que possa existir entre os professores, já que esses lidam com a reprodução de uma crítica institucionalizada, porém esse procedimento impede o professor de ser ele próprio um leitor crítico e estabelecer suas próprias hipóteses de leitura para abraçar as investidas mais livres de seus alunos na leitura; 3. permite cobrir um tempo extenso, numa linha que vai do século XII ao século XXI, destacando momentos reconhecidos da tradição literária, porém tal extensão torna-se matéria para simplesmente decorar as características barrocas, românticas, naturalistas etc. confundem-se freneticamente, sem nada ensinar; 4. permite tomar conhecimento de um grande número de títulos e autores, mas, em virtude da quantidade e variedade, a leitura do livro é inviabilizada e entendida como secundária; e 5. permite ao aluno o reconhecimento de características comuns a um grande número de obras, porém obriga a obra a se ajustar às peculiaridades da crítica e não o contrário

Fonte: BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio . (OCEM). Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 76.

Uma proposta de ensino capaz de romper com os aspectos negativos apontados no excerto deve assumir, primordialmente, uma concepção de literatura como fenômeno




A) cultural, histórico e social, instrumento político revelador de contradições e conflitos da realidade humana.

B) artístico misterioso e imprevisto, condicionado por elementos sociais e individuais, reveladores de talentos.

C) cultural, histórico e social, instrumento pedagógico revelador, por excelência, de traço poético, ficcional ou dramático.

D) artístico surpreendente e criativo, condicionado, por excelência, à linguagem verbal e objeto de fruição estética.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 413

Vamos para o Anterior: Exercício 411

Tente Este: Exercício 431

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.03ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=2.21ms))((ts_substr_im=1.08ms))
((total= 8ms))