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PortuguêsInterpretação de textos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 17

  • (CESPE 2017)

Sem dúvida foram as teses ilustradas que clandestinamente entraram a formar a bagagem ideológica dos nossos árcades e lhes deram mais de um traço constante: o gosto da clareza e da simplicidade graças ao qual puderam superar a pesada maquinaria cultista; os mitos do homem natural, do bom selvagem, do herói pacífico; enfim, certo mordente satírico em relação aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais, do clero fanático, mordente a que se limitou, de resto, a consciência libertária dos intelectuais da Conjuração Mineira. A análise a que a historiografia mais recente tem submetido o conteúdo ideológico da Inconfidência é, nesse ponto, inequívoca: zelosos de manter o fundamento jurídico da propriedade (que a Revolução Francesa, na sua linha central, iria ratificar), os dissidentes de Vila Rica apenas se propunham evitar a sangria que nas finanças mineiras, já em crise, operaria a cobrança de impostos sobre o ouro (a derrama).

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira . São Paulo: Cultrix, 1997, p. 66-7 (com adaptações).

De acordo com o texto precedente, as relações entre o Arcadismo e a Inconfidência Mineira se limitaram aos interesses das elites locais, sem ter havido reivindicação de mudanças profundas na estrutura da sociedade brasileira. Essa perspectiva dos árcades brasileiros se expressou esteticamente pela




A) evocação dos mitos do homem natural, do bom selvagem e do herói pacífico.

B) sátira dirigida aos abusos dos tiranetes, dos juízes venais e do clero fanático.

C) utilização de teses ilustradas que questionavam os fundamentos jurídicos da propriedade.

D) manutenção da maquinaria cultista na poesia árcade.

E) adoção da clareza e da simplicidade na composição poética.


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