Direito administrativoAtos de improbidade administrativa e suas sanções
- (NUCEPE 2017)
Considerando as disposições contidas na Lei nº 8.429 de 1992 – Lei de Improbidade Administrativa, assinale a alternativa CORRETA.
A) As ações destinadas a levar a efeito as sanções cominadas aos atos ímprobos podem ser propostas até dois anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.
B) Estando a petição inicial da ação de improbidade em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a citação do requerido, para, no prazo de quinze dias, contestar a ação.
C) A legitimidade para a propositura da ação de improbidade pertence apenas à pessoa jurídica de direito público interessada.
D) A aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade não depende da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.
E) Entre as sanções às quais está sujeito o agente público que negar publicidade aos atos oficiais figuram perda da função pública, bem como a suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 166
Vamos para o Anterior: Exercício 164
Tente Este: Exercício 435
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito administrativo