Procura

Direito constitucionalSaúde


EXERCÍCIOS - Exercício 220

  • (AGIRH 2020)

O Município de Brejeira encontra-se diante de grande problema na área da saúde, devido a carência de postos públicos de saúde para atender às necessidades e demandas da população da cidade, diante deste fato, o Prefeito Municipal assinou convênio com hospital privado para que o mesmo passe a integrar a rede credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca dos convênios celebrados, diante do disposto pela Constituição Federal de 1988, podemos afirmar que:


A) As instituições privadas podem sim participar de forma complementar do SUS, tendo preferências às entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos, para tanto, os convênios são válidos.

B) A Constituição Federal autoriza apenas a participação de entidades públicas, no âmbito da assistência a saúde, e não de instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, portanto o convenio firmado é nulo.

C) A Constituição Federal autoriza a destinação de recursos públicos para auxílio ou subvenção às instituições privadas com fins lucrativos, sendo assim, o convênio é válido.

D) Complete privativamente à União, mediante convênio ou contrato de direito público, autorizar a participação de instituições privadas no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsão constitucional expressa, portanto o convênio ora assinado é nulo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 221

Vamos para o Anterior: Exercício 219

Tente Este: Exercício 71

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito constitucional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+