NutriçãoMicrorganismos patogênicos e dta’s
- (VUNESP 2019)
Ambientes de preparação de alimentos são locais propícios à formação de agregados microbianos, conhecidos como biofilmes. Representam fontes de contaminação, colocando em risco a saúde dos consumidores e são uma preocupação para a indústria de alimentos, áreas de manipulação e áreas de armazenamento, pois
A) uma vez formado o biofilme, os micro-organismos ali presentes apresentam características como maior tolerância a estresses químicos e físicos, melhoria na utilização de nutrientes, com baixa resistência à ação de sanitizantes.
B) para evitar a formação de biofilme em indústrias alimentícias, deve-se atentar para a correta higienização das superfícies e equipamentos, realizando métodos de validação de superfícies como o teste do swab como forma de controle.
C) microrganismos em biofilme são mais resistentes a agentes antimicrobianos do que células em estado planctônico. Biofilme não sobrevive após processos de sanitização.
D) a presença de biofilmes em áreas de processamento de alimentos é caracterizada, inicialmente, pelo acúmulo de materiais orgânicos e inorgânicos em superfícies onde as células bacterianas se desenvolvem sem se fixar e podem manter-se viáveis por meses.
E) as operações de lavagem e sanitização garantem a eliminação completa dos biofilmes. Sabe-se que muitas das superfícies, tubulações e equipamentos em contato com o alimento apresentam cantos, sulcos, rugosidades, e “zonas mortas” (de baixo fluxo) onde os biofilmes facilmente se desenvolvem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 129
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Nutrição