PsicologiaCódigo de ética profissional do psicólogo (resolução cfp nº 10/05)
- (IPEFAE 2019)
O Código de Ética Profissional dos Psicólogos pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que um conjunto de normas a serem seguidas pelo Psicólogo. Assinale a alternativa que não se coaduna com esta diretriz:
A) Na construção deste Código buscou-se valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do Psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois estes eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
B) Na construção deste Código buscou-se abrir espaço para a discussão, pelo Psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
C) Na construção deste Código buscou-se contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do Psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
D) Na construção deste Código buscou-se estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e especialmente suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 299
Vamos para o Anterior: Exercício 297
Tente Este: Exercício 65
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia