PsicologiaCódigo de ética profissional do psicólogo (resolução cfp nº 10/05)
- (PR-4 UFRJ 2014)
Leia atentamente a situação proposta:
Psicolino, recém empossado no concurso para psicólogos da Universidade Federal Fictícia, em sua pri- meira semana de trabalho, é procurado por Fulanino, colega servidor. Este explica que vem sofrendo pressões de seu chefe e de seus colegas de trabalho para associar-se a determinado partido político e esta situação vem desencadeando uma série de problemas, sendo alguns deles considerados embaraçosos por Fulanino. Imediatamente Psicolino busca um espaço reservado para a conversa e dá atenção à narrativa do colega, pedindo licença para fazer algumas anota- ções. Após ouvir atentamente à narrativa do colega, Psicolino registra os fatos relevantes em seu caderno e explica que buscará orientações sobre como proceder.
Na primeira oportunidade, Psicolino procura seu chefe, o engenheiro Chefonildo, experiente profissional na área de gestão de pessoas, para expor o caso e receber orientações.
No dia seguinte, Psicolino chama Fulanino para uma conversa e aplicação de testes psicológicos.
Levando em consideração o Código de Ética do Psicólogo, assinale a afirmativa correta.A) Considerando a relevância da situação posta, pode- ria Psicolino ensinar Chefonildo sobre como aplicar e corrigir testes psicológicos. Desta forma, Chefonildo poderia compreender melhor a situação.
B) Psicolino não deve induzir convicções políticas, exceto se ele mesmo for membro do partido, possuindo assim o devido conhecimento de causa e podendo induzir o colega servidor da forma correta.
C) Mesmo tendo tomado conhecimento do caso durante suas atribuições profissionais, é permitido que Psicolino convide Fulanino para seu consultório particular, onde ele iniciará atendimento individual, desde que sejam cobrados preços razoáveis pelo tratamento.
D) Psicolino pode revelar o teor geral que for relevante ao seu chefe, mas deve evitar os detalhes desnecessários, pois, mesmo Chefonildo sendo um profissional experiente em recursos humanos, deve ser observado o sigilo profissional.
E) Psicolino pode aproveitar a oportunidade para valorizar a Psicologia como profissão, iniciando uma campanha interna sobre os benefícios da psicoterapia e garantindo a todos os servidores resultados concretos imediatos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 108
Vamos para o Anterior: Exercício 106
Tente Este: Exercício 123
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia