PsicologiaCódigo de ética profissional do psicólogo (resolução cfp nº 10/05)
- (COMVEST UFAM 2018)
A Resolução CFP nº 18/2002, estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial. Essa resolução está calcada em algumas considerações preliminares. São elas:
I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se lê que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana", e a "Declaração de Durban", adotada em 8 de setembro de 2001, que reafirma o princípio da igualdade e da não discriminação.
II. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
III. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada pela Resolução CFP nº 23/2007)
IV. O art. 10 do Código de Ética Profissional dos Psicólogos prevê a possibilidade de quebra do sigilo nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no art. 9 e as afirmações dos princípios fundamentais desse Código. (Redação dada pela Resolução CFP nº 23/2007)
Assinale a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I e II estão incorretas.
B) Somente a afirmativa ll está incorreta.
C) Somente as afirmativas ll e IV estão incorretas.
D) Somente as afirmativas III e IV estão incorretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 213
Vamos para o Anterior: Exercício 211
Tente Este: Exercício 327
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia