PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (FGV 2019)
Contrariando a concepção transversal da educação especial nos diferentes níveis e modalidades de ensino, a educação não se estruturou na perspectiva da inclusão e do atendimento às necessidades educacionais especiais, limitando o cumprimento do princípio constitucional que prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a continuidade nos níveis mais elevados de ensino.Adaptado de Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.O texto é parte de um documento do Ministério da Educação, avaliando, em 2007, o desenvolvimento da educação no Brasil, particularmente em relação à Educação Regular e Especial.
Nesse documento, se reconhece que
A) as escolas especializadas têm sido inclusivas por oferecerem todas as modalidades de ensino.
B) o caráter transversal da Educação Especial tem estruturado as ações de inclusão.
C) as necessidades educacionais especiais têm sido ignoradas pelas políticas públicas de inclusão.
D) a política de inclusão tem se orientado por uma concepção sistêmica na organização da educação no Brasil.
E) a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola depende de uma concepção inclusiva para Educação Especial.
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