PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-V (2014, p. 68), “o transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas com manifestações comportamentais”. No transtorno específico da aprendizagem, destacam-se a dislexia, a discalculia e a disortografia.
São especificadores desses três domínios, exceto:
A) Prejuízos na leitura envolvendo a precisão na leitura de palavras, a velocidade ou fluência da leitura e a compreensão da leitura.
B) Prejuízos na expressão escrita envolvendo a precisão na ortografia, a precisão na gramática e na pontuação e a clareza ou organização da expressão escrita.
C) Prejuízos na matemática envolvendo o senso numérico, a memorização de fatos aritméticos, a precisão ou fluência de cálculo e a precisão no raciocínio matemático.
D) Prejuízos no desenvolvimento intelectual envolvendo déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência.
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