PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (VUNESP 2019)
Oliveira (2002), ao analisar a proposta de inclusão de portadores de deficiência como alunos das instituições regulares de ensino, alerta que ela “pode trazer inquietações e preocupações a professores e técnicos da educação especial, professores das classes comuns e pais de crianças”, gerando resistências que precisam ser trabalhadas por meio de
A) imposição da força da lei para implantação obrigatória das práticas novas que aos poucos serão assimiladas pelos professores, tornando-se habituais para eles e para os familiares.
B) convencimento, primeiramente dos pais, de que a inclusão é o melhor para seus filhos, e de que devem lutar junto ao governo, com a força de eleitores, para que o processo avance realmente.
C) discussão, com todos e com cada um dos atores envolvidos, a respeito da mudança de paradigma em relação à deficiência e ao tratamento educacional dispensado às crianças portadoras de necessidades educativas especiais.
D) discussão, com os professores e técnicos da área de educação especial, a respeito da necessidade de reciclarem suas concepções teóricas e práticas, pois cabe a eles comandar o processo de inclusão.
E) preparação dos professores das classes comuns das creches e pré-escolas públicas, em cursos de férias remunerados, de modo que se sintam seguros para atuar com portadores de deficiências.
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