PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (VUNESP 2019)
De acordo com o “Currículo da Cidade: EJA” (SME, 2019), a EJA deve ser compreendida como um processo contínuo em que os conhecimentos são mobilizados cotidianamente, e as aprendizagens acontecem entre os estudantes, seus pares e professores. Nessa perspectiva, segundo o documento em apreço, o currículo de Matemática da EJA “procura atender as necessidades da formação matemática no ensino básico, garantindo conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para promover o desenvolvimento e estilo de vida sustentáveis, os direitos humanos, a igualdade de gênero e a cidadania”. Já em relação ao currículo de Ciências, esse documento explicita que o currículo, “como princípio norteador das ações escolares, deve ser alicerçado nas condições reais da escola e bem estruturado em suas concepções para tentar, com________________, que as ações pedagógicas possam ter um caráter transformador e realmente libertador, formando cidadãos participativos e, sobretudo, que possuam valores humanos.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A) esperança e persistência
B) intencionalidade e objetividade
C) compreensão e flexibilidade
D) rigor e exigência
E) paciência e insistência
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 91
Vamos para o Anterior: Exercício 89
Tente Este: Exercício 122
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia