PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (VUNESP 2019)
Em A Importância do Ato de Ler, Paulo Freire ressalta que, enquanto professoras e professores pedem para que seus estudantes “leiam”, em um semestre, um sem- -número de capítulos de livros, mantém-se a compreensão errônea que se tem do ato de ler. O autor afirma que a insistência na quantidade de leituras sem o devido adentramento nos textos a serem compreendidos, e não mecanicamente memorizados, revela uma visão mágica da palavra escrita. Nesse sentido, o autor compreende a alfabetização de adultos como
A) uma prática de educação bancária, depositando as palavras nas cabeças dos educandos.
B) um trabalho de memorização das letras e sílabas.
C) uma ação em que a leitura da palavra precede a leitura do mundo.
D) um processo de ensino-aprendizagem a partir da palavra “tijolo”.
E) um ato político e um ato de conhecimento e, por isso mesmo, como um ato criador.
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