Procura

PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias


EXERCÍCIOS - Exercício 253

  • (FCC 2022)

No que se refere ao uso de imagens para escrever o nome dos objetos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata-se de uma atividade proposta em cartilhas e que, no geral, é descontextualizada, visto que as palavras apresentadas fazem parte do universo infantil, tais como: vovó, vovô, bebê, xarope, peteca, entre outras. A atividade, na EJA, também se pauta apenas na escrita das palavras pelos discentes e posterior correção no quadro pela professora. A atenção dos discentes e os destaques dados pela professora referem-se à escrita correta das palavras e à exploração das semelhanças e diferenças entre elas, como, por exemplo, o que difere a escrita de vovô da de vovó.
(SILVA, E.B. Aprendizagem da Leitura, Escrita e Oralidade: um olhar sobre percepções e práticas na EJA. Tese de Doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016)
Considerando a descrição do trabalho pedagógico acima em uma turma de EJA, é correto afirmar que a metodologia empregada


A) pressupõe ausência de repertório e experiências no aluno adulto.

B) utiliza os elementos adequados para alfabetizar em qualquer idade.

C) organiza o grupo de alunos de acordo com as habilidades de cada um.

D) favorece a interação entre os aprendizes na construção do conhecimento.

E) oferece protagonismo ao aluno na construção do conhecimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 254

Vamos para o Anterior: Exercício 252

Tente Este: Exercício 237

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.15ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.72ms))
((total= 6ms))