PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (FCC 2022)
No que se refere ao uso de imagens para escrever o nome dos objetos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata-se de uma atividade proposta em cartilhas e que, no geral, é descontextualizada, visto que as palavras apresentadas fazem parte do universo infantil, tais como: vovó, vovô, bebê, xarope, peteca, entre outras. A atividade, na EJA, também se pauta apenas na escrita das palavras pelos discentes e posterior correção no quadro pela professora. A atenção dos discentes e os destaques dados pela professora referem-se à escrita correta das palavras e à exploração das semelhanças e diferenças entre elas, como, por exemplo, o que difere a escrita de vovô da de vovó.
(SILVA, E.B. Aprendizagem da Leitura, Escrita e Oralidade: um olhar sobre percepções e práticas na EJA. Tese de Doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016)
Considerando a descrição do trabalho pedagógico acima em uma turma de EJA, é correto afirmar que a metodologia empregada
A) pressupõe ausência de repertório e experiências no aluno adulto.
B) utiliza os elementos adequados para alfabetizar em qualquer idade.
C) organiza o grupo de alunos de acordo com as habilidades de cada um.
D) favorece a interação entre os aprendizes na construção do conhecimento.
E) oferece protagonismo ao aluno na construção do conhecimento.
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