PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (FGV 2021)
A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil está ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização pioneiro de adultos que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angicos/RN e repercutiu por todo o país. Para Freire:
Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta que, pela finalidade que lhe derem os oprimidos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao desamor contido na violência dos opressores, até mesmo quando esta se revista da falsa generosidade referida.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 13.
Com base no texto, é correto afirmar que a EJA, na perspectiva de Paulo Freire:
A) é sinônimo de um processo de emancipação, ofertado aos educandos para aprimorar seu nível cultural;
B) objetiva ensinar adultos e jovens a decodificar símbolos gráficos como o alfabeto;
C) está pautada no diálogo com os educandos para desnaturalizar saberes e produzir emancipação social;
D) valoriza os hábitos e conhecimentos prévios dos educandos, considerados ponto de chegada de sua formação;
E) capacita a integração de jovens e adultos ao mundo do trabalho, como meio para superar as desigualdades.
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