Segurança e saúde no trabalhoNormas regulamentadoras de ministério do trabalho e emprego
- (CONSULPAM 2019)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), instituída no Brasil também na década de 1970 pela Portaria 3.214/78 e regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 05, é uma Comissão que atua em conjunto com o SESMT para identificação, controle e gerenciamento dos riscos encontrados no ambiente de trabalho. Assinale o enunciado INCORRETO:
A) É composta por um terço dos membros escolhidos pelos trabalhadores por meio de uma eleição e os dois terços restantes dos membros indicada pelo empregador.
B) A quantidade de membros da CIPA é determinada pela NR-05 e varia de acordo com a atividade principal da empresa e da sua quantidade de trabalhadores.
C) As empresas que possuem até 20 funcionários não têm a obrigação de constituir uma CIPA, porém devem designar um trabalhador para atender às exigências da NR-05.
D) Os cipeiros, como são chamados os membros da CIPA, têm a grande responsabilidade de promover a segurança e saúde do trabalho no dia a dia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 413
Vamos para o Anterior: Exercício 411
Tente Este: Exercício 403
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho