Administração geralComunicação e controle
- (Instituto Consulplan 2019)
A prestação de serviços de qualidade à população deve ser uma premissa básica a ser seguida pela Administração Pública em geral. A demanda por um serviço público, seja no âmbito da saúde, da educação, ou referente às questões tributárias, sempre se inicia através de um primeiro contato entre um servidor e um usuário; por isso, em se tratando de excelência no atendimento ao público, a comunicação eficiente é um elemento-chave para minimizar a ocorrência de ruídos, insatisfação ou retrabalhos e, ainda, maximizar a eficiência na prestação do serviço ao cidadão. Sobre a importância do processo de comunicação para o atendimento ao público, analise as afirmativas e assinale a correta.
A) O atendimento deve ser objetivo e esclarecedor. O servidor deve demonstrar presteza, interesse e cordialidade para esclarecer dúvidas ou propor soluções.
B) É recomendado que o servidor, para demonstrar firmeza e segurança no processo de comunicação, fale em tom de voz alta com o usuário que estiver recebendo o atendimento.
C) Para facilitar o processo de comunicação, o servidor deve ser encorajado a pautar o seu atendimento a partir do uso da linguagem coloquial, como a utilização de gírias e expressões informais.
D) Fazer perguntas de cunho pessoal e utilizar formas de tratamento como “querido” ou “amigo” são procedimentos para deixar o usuário mais a vontade, facilitando o processo de comunicação.
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