Comunicação socialDiversos (5)
- (COSEAC 2009)
O Encontro Nacional de Comunicação, promovido pela Câmara dos Deputados, em 2007, redigiu uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta carta, destaca- se o seguinte alerta: "O modelo (de comunicação) vigente é marcado pela concentração e a hipertrofia dos meios em poucos grupos comerciais, cujas outorgas são obtidas e renovadas semcontrole da sociedade.Opredomínio damídia comercialmarca tambéma fragilidade dos sistemas público e estatal". Diante do quadro descrito acima, é verdadeira a seguinte afirmativa:
A) um novo modelo de comunicação é condição para avançar na direção da plena democracia, da inclusão social e da concretização dos direitos humanos;
B) há uma presença marcante dos atores sociais no processo de renovação das outorgas dos veículos concessionários de comunicação;
C) é um dado consensual em nossa sociedade a consciência de que não são apenas algumas emissoras, mas que toda comunicação através de rádio e TV é pública;
D) o controle sobre a comunicação social no Brasil tem levado a que esta atividade se destaque mais como um serviço social prestado à população do que como um comércio;
E) historicamente, as decisões relativas à comunicação no Brasil têm sido tomadas em harmonia aos legítimos interesses sociais.
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