PedagogiaDiversos (7)
- (ESAF 2013)
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos.
Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com o currículo, assinale a opção incorreta.
A) A diversidade é permitida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9.394/96 em função da possibilidade de intervenção das regiões e suas especificidades na criação do currículo escolar.
B) Conviver com as diferenças é construir relações de respeito e de interpelações que irão contribuir para um espaço hierarquicamente diferenciado entre os participantes.
C) A presença da parte diversificada no currículo das escolas acaba por ocupar lugar menor na relação hierárquica com os demais conhecimentos.
D) A diversidade, presente em boa parte dos currículos, aparece nos documentos como um tema, deixando de ser um eixo central de orientação curricular.
E) A forma como a diversidade é colocada na LDB, apesar de importante, ainda é insuficiente em relação às necessidades do tema e sua relevância social.
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