PedagogiaDiversos (7)
- (CETRO 2013)
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de
A) instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados, aprender sobre a realidade e as questões da vida real, aprender na realidade e sobre a realidade.
B) recorrer a informações de várias matérias para estudar determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento e mantém sua metodologia e teoria.
C) interação entre as disciplinas pela adoção de uma perspectiva teórico-metodológica comum. Promove a integração dos conhecimentos e dos resultados obtidos por meio da articulação das disciplinas. Preserva os interesses próprios de cada disciplina. Implica uma visão globalizadora e de inserção no real para possibilitar uma aprendizagem significativa.
D) vivenciar o fim das fronteiras entre as disciplinas. Expressa a busca do sentido da vida por meio de relações entre os diversos saberes como ciências exatas, humanas, artes, numa democracia cognitiva, pois todos os saberes são importantes.
E) compreender o mundo presente, e um dos imperativos é a unidade do conhecimento. Diz respeito ao que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além delas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 43
Vamos para o Anterior: Exercício 41
Tente Este: Exercício 479
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia