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PedagogiaDiversos (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (CETRO 2013)

“O projeto político-pedagógico, nomeado na LDBEN como proposta ou projeto pedagógico, representa mais do que um documento. É um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Autonomia pressupõe liberdade e capacidade de decidir a partir de regras relacionais. O exercício da autonomia administrativa e pedagógica da escola pode ser traduzido como a capacidade de governar a si mesmo, por meio de normas próprias” (Parecer CNE/CEB nº 7/2010). O Projeto Político-Pedagógico deve, pois, ser assumido pela



A) comunidade interna que produz um documento no qual registra o resultado do processo negocial estabelecido por aqueles atores que estudam a escola e por ela respondem em parceria. A formulação do projeto político-pedagógico tem como referência a democrática ordenação pedagógica das relações escolares, cujo horizonte de ação procura abranger a vida humana em sua particularidade.

B) comunidade educativa, ao mesmo tempo como sua força indutora do processo participativo na instituição e como um dos instrumentos de conciliação das diferenças, de busca da construção de responsabilidade compartilhada por todos os membros integrantes da comunidade escolar, sujeitos históricos concretos, situados num cenário geopolítico preenchido por situações cotidianas desafiantes.

C) comunidade escolar. A natureza e a finalidade da unidade escolar é dada por lei, o papel socioeducativo é regulamentado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O papel artístico, cultural, ambiental da unidade escolar e as questões de gênero, etnia, classe social e diversidade cultural compõem as ações educativas, particularmente a organização e a gestão curricular, e são os componentes que subsidiam as demais partes integrantes do projeto.

D) comunidade dos educadores, tendo como fundamento o que dispõem os artigos 12, 13 e 14, da LDBEN. É o momento de articular os planos de educação nacional, estadual, municipal, o plano da gestão com o contexto em que a escola se situa e as necessidades locais e as de seus estudantes.

E) sociedade do entorno, pois o projeto educacional é um documento racional, contratual, um instrumento de previsão e suporte para a avaliação das ações educativas programadas para a instituição como um todo. Não referencia e sim transcende o planejamento da gestão e do desenvolvimento escolar, porque suscita e registra decisões projetando- as para além do período do mandato de cada gestor.


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