Administração geralDiversos
- (UFMT 2014)
A Administração da Qualidade teve início nas organizações a partir do problema da falta de uniformização de produtos e processos organizacionais, mas foi com os japoneses, a partir da segunda metade do século XX, que essa abordagem adquiriu importância, para não apenas uniformizar e padronizar, como também agregar valor aos produtos, desenvolver a cultura da melhoria contínua, flexibilizar processos produtivos, eliminar desperdícios, buscar o zero defeito. Nesse contexto japonês, vários estudiosos desenvolveram ferramentas e programas de qualidade, como Kaoru Ishikawa, que criou o Círculo de Controle de Qualidade, que significa
A) um método que tem como objetivo mudar comportamentos humanos nas organizações, bem como aprimorar atitudes, trocar informações entre funcionários e áreas, permitindo uma administração mais participativa e de maior responsabilidade de todos com as condições de trabalho, tais como limpeza e utilização.
B) um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e funcionários de uma organização, a fim de desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, útil e satisfatório para o cliente, garantindo a qualidade desde a origem até o ponto final do consumo do produto.
C) um processo de produção que consiste em fabricar produtos, em geral em pequenos lotes, de acordo com as encomendas dos clientes, permitindo a flexibilização do processo produtivo e a autonomia dos funcionários para fazer as paradas e ajustes necessários nas máquinas.
D) um pequeno grupo voluntário de funcionários, que pertencem ou não à mesma área de trabalho, capacitados da mesma forma a fim de compreender a mesma filosofia e os mesmos objetivos, e assim, se reunir para resolver problemas de qualidade nas organizações.
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