PortuguêsInterpretação de textos (3)
- (UFMT 2015)
Jogo de panelas
Panelas são muitas e têm muita serventia. Cada qual com sua tampa, seu cabo e seu papel. Para o arroz, uma exclusiva. Casa com dois, panela de um litro, casa com quatro, a de dois litros; e assim por diante. Para o feijão, de pressão; para o angu, de pedra-sabão. Para curar anemia, panela de ferro. Depois de lavada, para não enferrujar, chama do fogo para ela secar. Para fazer pratos com história, panelas herdadas. Para o doce ficar com brilho, tacho de cobre, e para o cobre ficar brilhante, esfrega limão e sal.
[...]
Para a comida do bebê, as pequeninas, de ágata e de vidro. Para brincar de casinha, lata de sardinha. Para morador de rua, a que tiver – se tiver. Para exibir, Le Creuset. Para a moqueca, panela de barro. As mais certeiras? Capixabas, de Goiabeiras.
Para o panelaço, batam nelas com carinho. E pensem bem se a causa é justa. Afinal, panela não tem ideologia.
A panela pode ser velha, mas a comida tem que ser boa. Sempre.
Sobre a organização do texto, assinale a afirmativa correta.
A) As duas primeiras frases do texto revelam ao leitor o assunto - panelas, já mencionando a existência de diferenças entre elas.
B) O primeiro parágrafo apresenta diversas utilidades das panelas, apontando para todas o material com que devem ser feitas.
C) No último parágrafo, a autora faz referência a um ato público de protesto, desaconselhando o uso das panelas por serem frágeis.
D) No segundo parágrafo, em relação à comida de bebê, foram dados o volume e a cerâmica adequados para a fabricação da panela.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 475
Vamos para o Anterior: Exercício 473
Tente Este: Exercício 219
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português