Procura

PortuguêsInterpretação de textos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 474

  • (UFMT 2015)

Jogo de panelas
Panelas são muitas e têm muita serventia. Cada qual com sua tampa, seu cabo e seu papel. Para o arroz, uma exclusiva. Casa com dois, panela de um litro, casa com quatro, a de dois litros; e assim por diante. Para o feijão, de pressão; para o angu, de pedra-sabão. Para curar anemia, panela de ferro. Depois de lavada, para não enferrujar, chama do fogo para ela secar. Para fazer pratos com história, panelas herdadas. Para o doce ficar com brilho, tacho de cobre, e para o cobre ficar brilhante, esfrega limão e sal.
[...]
Para a comida do bebê, as pequeninas, de ágata e de vidro. Para brincar de casinha, lata de sardinha. Para morador de rua, a que tiver – se tiver. Para exibir, Le Creuset. Para a moqueca, panela de barro. As mais certeiras? Capixabas, de Goiabeiras.
Para o panelaço, batam nelas com carinho. E pensem bem se a causa é justa. Afinal, panela não tem ideologia.
A panela pode ser velha, mas a comida tem que ser boa. Sempre.
Sobre a organização do texto, assinale a afirmativa correta.


A) As duas primeiras frases do texto revelam ao leitor o assunto - panelas, já mencionando a existência de diferenças entre elas.

B) O primeiro parágrafo apresenta diversas utilidades das panelas, apontando para todas o material com que devem ser feitas.

C) No último parágrafo, a autora faz referência a um ato público de protesto, desaconselhando o uso das panelas por serem frágeis.

D) No segundo parágrafo, em relação à comida de bebê, foram dados o volume e a cerâmica adequados para a fabricação da panela.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 475

Vamos para o Anterior: Exercício 473

Tente Este: Exercício 219

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=24.55ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.25ms))((ts_substr_c=1.13ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 28ms))