PortuguêsInterpretação de textos (3)
- (IF-MS 2016)
Considere o excerto abaixo:
“Procurarei não errar, mas, se o fizer, consertá-lo-ei”, disse Michel Temer na última terça-feira, ao anunciar suas primeiras medidas econômicas ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Para seu crédito, deu uma risadinha após a tirada de intercalar o pronome oblíquo átono entre o radical e a desinência de “consertarei”. Reconhecia assim o que já virou a principal marca de seu estilo. Desde o “sê-lo-ia” do discurso de posse, dia 12, vinha angariando elogios e críticas. Houve quem se derretesse pelo domínio linguístico demonstrado pelo sucessor de uma presidente incapaz de juntar lé com cré.
Disponível em: http://www.melhordizendo.com/temer-e-mesoclise-o-homem-pronominal/ acesso em 08 nov. 2016
Com base na discussão exposta por Antunes (2007) acerca das normas real e ideal, convém afirmar que
A) Michel Temer, em seu discurso, faz uso da norma real, visto que se trata de um gênero textual que sugere formalidade e idealização, tendo como parâmetro as regras de compêndios gramaticais.
B) A mesóclise utilizada no discurso é própria da norma ideal, compreendida como norma concebida, pensada, prevista e proposta como a norma representativa dos usos da língua considerados cultos.
C) O uso do pronome mesoclítico situa-se no domínio da potencialidade, da expectativa, da coisa imaginada e suposta mais do que no domínio da experiência efetiva, configurando-o como norma real.
D) Em se tratando de um contexto que pede o uso culto formal, a mesóclise utilizada pode ser considerada como norma idealizada, haja vista que recorre a usos reais que as pessoas fazem da língua.
E) Ao considerar as plurais e complexas condições das atividades comunicativas realizadas no presente, mormente no que tange ao uso da norma padrão, a mesóclise empregada corresponde aos falares próprios da interação escrita, publica e formal, compreendida como norma real.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 79
Vamos para o Anterior: Exercício 77
Tente Este: Exercício 344
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português