PortuguêsInterpretação de textos (3)
- (PUC-PR 2015)
Graças à língua, o homem liberta-se das circunstâncias imediatas, o ‘aqui e agora’, e expande para o passado e o futuro o cenário em que se passam os episódios de sua vida. Ou seja: graças à língua, o homem nomeia ou evoca seres não presentes na situação de fala; reporta-se a situações e experiências passadas, revive-as e provoca em seu ouvinte ou leitor sensações análogas às que experimentou; projeta experiências futuras ou cria seres que compõem cenários imaginários e participam de acontecimentos imaginários.
Graças à língua, os conteúdos expressos em nossos enunciados não precisam, portanto, ser reflexos de dados presentes na situação comunicativa, mas sempre hão de ser conceitos potencialmente significativos, aptos a compor textos que podem ser produzidos em lugares e épocas distintos do espaço e tempo em que as coisas relatadas ou referidas ocorreram.
AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa . São Paulo: Publifolha, 2011, p. 49.
De acordo com o texto,
A) toda língua sofre alterações ao longo do tempo; mudanças significativas, capazes de transformar sensivelmente a estrutura linguística.
B)
a linguagem humana é um fenômeno de natureza múltipla, no qual interagem fatores biológicos, psicológicos,
afetivos, culturais e científicos.
C) o papel da linguagem na expressão de conceitos significativos torna o ser humano capaz de criar os universos de sentido que circulam na sociedade sob a forma de textos.
D) todos reconhecem que as palavras nomeiam de forma exata as ideias, as entidades e os objetos, por isso a comunicação humana é eficaz e infalível.
E) a língua – músculo sensitivo do paladar – é o principal instrumento de transformação e multiplicação dos sons.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 469
Vamos para o Anterior: Exercício 467
Tente Este: Exercício 221
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português