PortuguêsInterpretação de textos (3)
- (Instituto Excelência 2016)
Todas as afirmações abaixo consideram as relações entre fala e escrita a partir da perspectiva não dicotômica, EXCETO:
A) Os gêneros orais e escritos mantêm uma relação de continuidade e de efeito mútuo, isto é, gêneros orais podem sustentar gêneros escritos e gêneros escritos podem sustentar gêneros orais.
B) As diferenças entre fala e escrita se dão dentro de um continuum tipológico das práticas sociais de produção textual e não na relação de dois pólos opostos.
C) É notável a idealização da língua pelo molde da escrita quando expressões introduzem um turno de fala antecipando a atitude do falante sobre o que vai dizer. Como o “mas” que, no início de um turno, anuncia que o falante vai discordar ou contra-argumentar o que o outro disse. Exemplo: Pai – “Vou ligar para Ana, ela ainda não voltou!”; Mãe – “Mas eu dei autorização para ela dormir na casa da amiga.”.
D) O discurso oral é mais abreviado que o escrito economiza muitos conhecimentos pertencentes ao contexto que, na escrita, precisam ser explicitados. Isso leva o texto oral a ser mais lacunar, falho, fragmentário, desorganizado e preso ao contexto que o texto escrito.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 125
Vamos para o Anterior: Exercício 123
Tente Este: Exercício 434
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português