PedagogiaEducação infantil
- (VUNESP 2022)
Frade, Araújo e Glória (2018, p.63) afirmam que a “multimodalidade é entendida como o uso de variados modos de representação que se articulam para a construção do sentido do texto”. Para as autoras, como esse conceito de multimodalidade se relaciona com o advento da cultura digital e os desafios da alfabetização?
A) A cultura escrita digital prejudica a alfabetização, pois faz uso de diversos sistemas de representação imagéticos que afastam a criança das dificuldades da palavra escrita.
B) O letramento multimodal é naturalmente obtido na vida digital fora da escola, enquanto a alfabetização precisa ser o foco do trabalho escolar.
C) A alfabetização é um conceito obsoleto, que deve abrir lugar para o letramento digital, imerso no contexto da multimodalidade.
D) A multimodalidade é a característica distintiva da cultura digital em relação à impressa e, portanto, um fenômeno nascido com o início do século XXI.
E) O letramento escolar precisa de uma expansão que reflita os sistemas semióticos que os jovens utilizam, como os da multimodalidade na cultura digital.
Vamos para o Anterior: Exercício 91
Tente Este: Exercício 63
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia