PedagogiaEducação infantil
- (VUNESP 2019)
Mabel Panizza, em Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas, mostra que, a uma longa tradição escolar que propunha aos alunos grandes quantidades de contas, seguiu-se uma nova corrente baseada na resolução de problemas. A autora traz o seguinte problema de adição: “Nesta caixa tenho 3 bolinhas e nesta outra, 42. Quantas bolinhas tenho ao todo?”. Para resolvê-lo, trata-se de encontrar a operação numérica adequada e calcular a soma. Conforme a autora, quando a professora intervém na escolha da operação adequada, respondendo afirmativamente a pergunta tão conhecida: “O sinal é de mais?”, pode-se dizer que
A) o cálculo da soma põe em prática, por si só, o conhecimento do aspecto cardinal do número.
B) as crianças resolvem a conta, mas não o problema.
C) ela supre uma falha do problema, que deveria ter sugerido a operação a ser usada.
D) isso auxilia as crianças em seu desenvolvimento matemático.
E) ela está ensinando o valor posicional dos números.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 24
Vamos para o Anterior: Exercício 22
Tente Este: Exercício 43
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia