PedagogiaEducação infantil
- (VUNESP 2020)
Em Com todas as letras, Ferreiro (2000) descreve algumas experiências alternativas de alfabetização que utilizam como informação básica as descobertas sobre a psicogênese da língua escrita na criança.
Segundo a autora, essas experiências compartilham algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização e, de acordo com Ferreiro, uma dessas propostas fundamentais é a seguinte:
A) para ocorrer o avanço na hipótese de escrita, deve- -se realizar de forma contínua e imediata a correção gráfica e ortográfica nos textos produzidos pelas crianças.
B) a criança deve ser muito valorizada, e por isso, acredita-se que ela é capaz e que, de imediato, compreenderá a relação entre a escrita e a linguagem.
C) a criança necessita de pré-requisitos e habilidades específicas antes de aprender a língua escrita, ela deve, por exemplo, reconhecer diferenças entre sons semelhantes.
D) os “materiais para alfabetizar” ou cartilhas devem ser ofertados diariamente às crianças, pois facilitam a leitura crítica e não apresentam dificuldades ortográficas.
E) desde o início (inclusive na pré-escola), aceita-se que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.
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