Procura

PedagogiaEducação infantil


EXERCÍCIOS - Exercício 24

  • (VUNESP 2019)

Segundo Smole, Diniz e Cândido (2003), a resolução de situações-problemas é uma atividade básica para fazer e pensar matemática. De acordo com as autoras, é correto afirmar que, inclusive na educação infantil, essas situações-problemas podem ser


A) realizadas com as crianças matriculadas no último ano da pré-escola, exclusivamente, pois, nessa fase, já possuem noções numéricas e estão sendo preparadas para o ingresso no ensino fundamental.

B) atividades escritas e de fácil resolução, que devem ser realizadas com as crianças da pré-escola, apenas. Antes de propor situações-problemas, o professor deve ensinar a realização das contas e aplicar o treino com diferentes números compreendidos entre zero e dez.

C) somente atividades e situações que envolvam os numerais escritos. Essas situações-problemas precisam ser propostas de forma lúdica, devem envolver exclusivamente o conceito de número e estar relacionadas às parlendas e histórias que têm números.

D) atividades planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não convencionais e, até mesmo, convencionais, desde que permitam o desafio, ou seja, desencadeiem na criança a necessidade de buscar uma solução com os recursos de que ela dispõe no momento.

E) propostas até mesmo na creche, pois os bebês e as crianças pequenas podem aprender a identificar numerais com materiais e objetos concretos, podendo também aprender a fazer contas com números baixos, devendo-se ensinar só até o número cinco.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25

Vamos para o Anterior: Exercício 23

Tente Este: Exercício 53

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.33ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))