PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (CESPE / CEBRASPE 2022)
Texto 10A1-II
O emprego mais comum e cotidiano do termo gramática
diz respeito a um tipo de livro, em geral, volumoso, que
consultamos quando temos dúvidas na redação de um trabalho.
Na biblioteca escolar, as gramáticas costumam ficar no acervo de
referência, i.e., fazem parte do conjunto de obras de consulta a
que nós, leitores/alunos, temos acesso, localizadas perto das
mesas de trabalho.
O objetivo dessas obras não se restringiu à ajuda apenas
na redação de textos mais cuidados. É o que se depreende da
divisa “ensinar a falar e a escrever corretamente”. Em qualquer
situação, na fala ou na escrita, aquelas formas recomendadas na
gramática deveriam ser as formas utilizadas.
Ao começarmos o curso de Letras, o termo gramática se
torna bem mais frequente – mas aquele significado do tempo da
escola não parece fazer sentido nos artigos científicos que temos
de ler, nem no que ouvimos nas aulas de Linguística. É porque,
na maioria das vezes, o significado é outro mesmo. Isso acontece
com parte da terminologia empregada nos estudos linguísticos:
parte dela tem origem no mundo antigo, e seu significado foi
mudando ao longo dos séculos. Gramática está nesse grupo.
Maria Carlota Rosa. Uma viagem com a Linguística: um panorama para iniciantes [recurso eletrônico]. São Paulo: Pá de Palavra, 2022, p. 74 (com adaptações).
Considerando as questões relativas ao ensino de língua portuguesa e as estratégias didático-pedagógicas para o ensino de língua portuguesa, assinale a opção correta.
A) O ensino de língua portuguesa é orientado por uma visão enunciativo-discursiva de linguagem.
B) Nas atividades do eixo leitura, privilegiam-se os textos escritos e, nas atividades do eixo oralidade, privilegiam-se os textos orais e imagéticos, além das músicas
C) A produção de textos por frequentação é uma estratégia didática na qual se apresentam aos estudantes gêneros textuais inéditos, para eles conhecerem esses novos textos e construírem conhecimentos acerca da produção e da recepção desses textos.
D) Na organização didática das aulas de língua portuguesa, o conhecimento da norma-padrão é ressignificado como um saber que amplia as competências dos alunos e que lhes garante a mudança social.
E) A pedagogia dos multiletramentos reforça o contato dos alunos com uma multiplicidade de textos impressos, multimodais, de variadas esferas de circulação, como meio de inserir esses alunos nos diferentes espaços da sociedade e do mundo do trabalho.
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