PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (IBADE 2020)
Algumas correntes pedagógicas consideram o erro como o “não certo”. Outras, acreditam que o erro faz parte do processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizado como uma etapa da aprendizagem sistemática. É preciso que se compreenda que os erros são naturais e entender que existem tipos de erros diferentes. Se, por exemplo, o aluno abriu o livro na página errada, o professor simplesmente mostra qual é a correta. Numa perspectiva de construção do conhecimento, se o aluno está se esforçando com uma ideia mais profunda, e se deparando com erros, a abordagem deve ser no sentido de:
A) apresentar ao aluno a resposta correta.
B) deixar que ele perceba o erro sozinho.
C) incentivá-lo a testar outras possibilidades.
D) dizer para pesquisar na biblioteca ou na internet.
E) induzi-lo ao acerto através de dicas inteligentes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38
Vamos para o Anterior: Exercício 36
Tente Este: Exercício 166
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia