PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (AMEOSC 2021)
Um conjunto de representações, valores e conceitos que expressam alguns pontos de consenso na área em relação à criança e ao papel do professor face aos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças está por trás das orientações defendidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
A) As habilidades para a criança discriminar cores, memorizar poemas, representar uma paisagem através de um desenho, consolar um coleguinha que chora etc., não são produzidas nas relações que as crianças estabelecem com o mundo material e social, mediadas por parceiros diversos, mas fruto de maturação orgânica.
B) A atividade da criança se limita à passiva incorporação de elementos da cultura, mas ela afirma sua singularidade atribuindo sentidos à sua experiência através de diferentes linguagens, como meio para seu desenvolvimento em diversos aspectos
C) A escola, centro do planejamento curricular, é um ambiente considerado histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere.
D) A criança busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-as continuamente em cada interação, seja com outro ser humano, seja com objetos.
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