PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (FUVEST 2022)
A aprendizagem da matemática precisa fazer sentido para o estudante. Para isso, educadores matemáticos têm voltado suas pesquisas para elaborar diferentes maneiras de auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem. O conceito de função, por exemplo, pode ser abordado através de alguma situação-problema do cotidiano e da realidade dos estudantes (DANTE, 2010), como a relação entre a quantidade de litros de gasolina e o respectivo preço a pagar. Ao fazer isso, o docente tem como intuito:
A) Desvincular a linguagem matemática de exemplos da realidade, mostrando que ambas não têm nenhuma conexão.
B) Apresentar o conceito matemático levando em consideração a história da matemática e a etnomatemática.
C) Apresentar o conceito matemático de forma intuitiva antes de introduzir a simbologia e a linguagem matemática.
D) Ensinar matemática através das tecnologias digitais, facilitando a compreensão das ideias e conceitos matemáticos.
E) Apresentar primeiro a simbologia e a linguagem matemática e, em seguida, exemplos da realidade que mostram uma matemática de forma intuitiva.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 181
Vamos para o Anterior: Exercício 179
Tente Este: Exercício 84
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia