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PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 115

  • (VUNESP 2020)

Fiorentini e Lorenzato (2009), no l ivro Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos, fazem diversas considerações a respeito da Matemática e Educação Matemática. Afirmam que


A) o matemático e o educador matemático tendem a conceber a matemática como um fim em si mesma e quando requeridos a atuar na formação de professores, tendem a promover um ensino de conteúdos matemáticos, necessários pra o exercício profissional.

B) o professor de matemática é chamado com frequência de matemático, embora essa associação nem sempre seja válida, pois suas práticas profissionais podem ser muito distintas e não pertencer à mesma vertente epistemológica.

C) a educação matemática não deve ser considerada, por enquanto, como um campo profissional, pois os profissionais dessa área ainda estão construindo uma identidade própria, embora seja um campo científico, tendo em vista as pesquisas já produzidas na área.

D) a educação matemática no Brasil surgiu no final da década de 1990, na época em que foi criado o primeiro mestrado da área, fundada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM e a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN.

E) os objetivos das investigações em educação matemática estão claramente definidos e fáceis de serem categorizados, tendo em vista que essa área tem como finalidade aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem da matemática, contribuindo para a formação do cidadão.


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