Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 26

  • (IBADE 2019)

Uma professora de Matemática costuma oferecer a grupos de estudantes de sua turma situações-problema que envolvem conhecimentos matemáticos. Após resolver o problema, cada grupo explica as regras matemáticas que usou para elaborar a solução. A partir do trabalho realizado em cada grupo, a turma formula coletivamente essas regras e registra por escrito. Em seguida, cada grupo compara a resposta construída pela turma com a resposta de seu próprio grupo, decidindo quais as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas formulações. Com base nessa metodologia de resolução de problemas e no papel mediador da professora, pode-se concluir que:


A) a metodologia de resolução de problemas possibilita explorar conceitos matemáticos em contextos reais, mobiliza os estudantes na busca de soluções e valoriza diferentes estratégias de resolução

B) a função do professor, nesse contexto específico, é a de controlar os resultados, valorizar acertos e corrigir os erros imediatamente.

C) a metodologia de resolução de problemas privilegia o trabalho individual de cada estudante por considerar as diferentes estratégias utilizadas na busca da resposta correta.

D) o professor cria condições para a comunicação das estratégias de cada grupo para a resolução de problemas, mas não incentiva a discussão, para evitar conflitos em sala.


E) cabe ao professor, nas atividades de Matemática, garantir que todos os grupos encontrem a resposta dos problemas pelo mesmo caminho, para não haver discrepâncias entre os aprendizados na turma.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 27

Vamos para o Anterior: Exercício 25

Tente Este: Exercício 31

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.16ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.94ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 5ms))