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PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 179

  • (FUVEST 2022)

Freire (1996) afirma que não há ensino sem pesquisa e viceversa. D’Ambrosio (2001) também enfatiza a importância da pesquisa no processo de formação de professores, se colocando entre a teoria e a prática docente. A pesquisa é inerente à espécie humana, à própria vida, já que uma de nossas habilidades é a busca de explicações para fatos e fenômenos ou a investigação de soluções para diversas situações da realidade. D’Ambrosio (2001) valoriza a experimentação matemática, os modelos e os projetos. Sobre a utilização de modelos como proposta didática para o ensino de matemática, o autor considera que ela depende de uma rotina de ações organizadas que envolvem a formulação da situação-problema real:


A) primeiro em linguagem “natural” e depois em linguagem “convencionada” (como a matemática). Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “convencionada”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “natural”.

B) primeiro em linguagem “convencionada” (como a matemática) e depois em linguagem “natural”. Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “natural”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “convencionada”.

C) primeiro em linguagem “convencionada” (como a matemática) e depois em linguagem “natural”. Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “convencionada”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “natural”.

D) primeiro em linguagem “convencionada” (como a matemática) e depois em linguagem “natural”. Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “natural”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “convencionada”

E) primeiro em linguagem “natural” (como a matemática) e depois em linguagem “convencionada”. Em seguida, é feita a análise da situação problema buscando uma solução em linguagem “convencionada”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “natural”.


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