PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (FUVEST 2022)
Freire (1996) afirma que não há ensino sem pesquisa e viceversa. D’Ambrosio (2001) também enfatiza a importância da pesquisa no processo de formação de professores, se colocando entre a teoria e a prática docente. A pesquisa é inerente à espécie humana, à própria vida, já que uma de nossas habilidades é a busca de explicações para fatos e fenômenos ou a investigação de soluções para diversas situações da realidade. D’Ambrosio (2001) valoriza a experimentação matemática, os modelos e os projetos. Sobre a utilização de modelos como proposta didática para o ensino de matemática, o autor considera que ela depende de uma rotina de ações organizadas que envolvem a formulação da situação-problema real:
A) primeiro em linguagem “natural” e depois em linguagem “convencionada” (como a matemática). Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “convencionada”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “natural”.
B) primeiro em linguagem “convencionada” (como a matemática) e depois em linguagem “natural”. Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “natural”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “convencionada”.
C) primeiro em linguagem “convencionada” (como a matemática) e depois em linguagem “natural”. Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “convencionada”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “natural”.
D) primeiro em linguagem “convencionada” (como a matemática) e depois em linguagem “natural”. Em seguida, é feita a análise da situação-problema buscando uma solução em linguagem “natural”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “convencionada”
E) primeiro em linguagem “natural” (como a matemática) e depois em linguagem “convencionada”. Em seguida, é feita a análise da situação problema buscando uma solução em linguagem “convencionada”. Por fim, a solução encontrada deve ser formulada em linguagem “natural”.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 180
Vamos para o Anterior: Exercício 178
Tente Este: Exercício 136
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia