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PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 108

  • (VUNESP 2020)

A professora Célia M. Carolino Pires (2000), em sua obra Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede, discute que sua proposta para a organização dos currículos de matemática e reestruturação das ações docentes, que ela denomina de rede,


A) pode trazer contribuições no sentido de eliminar a artificialidade de algumas propostas interdisciplinares que forçam conexões para agrupar assuntos de diversas disciplinas, parecendo mais uma camisa de força do que uma forma atraente de organização curricular.

B) é uma metáfora para indicar um desenho curricular composto por uma pluralidade de pontos, ligados entre si por uma pluralidade de caminhos, desde que se privilegiem alguns dos pontos, subordinando alguns em relação a outros, os pré-requisitos.

C) é uma proposta que exige um planejamento bastante estruturado, que deve permanecer estável durante o ano letivo, pois sem essa característica as escolas poderão não atingir os objetivos indicados pelos documentos curriculares prescritos.

D) é uma metáfora para indicar uma proposta para o currículo de uma disciplina, desde que se estabeleça anteriormente os pré-requisitos, sobretudo na matemática, que são fundamentais para ensinar e aprender conceitos e procedimentos matemáticos.

E) é uma metáfora equivalente à ideia de uma corrente, cujos elos indicam os conteúdos a serem ensinados antes de outros e para avançar de um elo para o seguinte é necessário constante avaliação dos alunos, sobretudo por meio de provas objetivas e de escalas de atitudes.


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