PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (Unoesc 2021)
Analise as afirmativas e assinale a incorreta:
A) Como usar a etnomatemática na sala de aula? Outra forma de desenvolver a prática pedagógica à luz da Etnomatemática é solicitar que os estudantes visitem outros grupos culturais e pesquisem saberes e fazeres que possam ser reconhecidos como matemáticos, trazendo-os para discussão em sala de aula.
B) O que é etnomatemática e suas características? A Etnomatemática consiste em compreender e valorizar a existência da matemática vivenciada na prática por artesãos, pescadores, pedreiros, costureiras, comerciantes ambulantes, entre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência.
C) Qual é a relevância da Etnomatemática para o trabalho do professor em sala de aula? A Etnomatemática contribui com um dos mais importantes princípios do processo educativo, ou seja, começar a partir daquilo que o aluno sabe, visto que o mesmo certamente não é uma tábula rasa, mais sim constitui-se em indivíduo prenhe de experiências significativas ao processo ensino-aprendizagem.
D) Quem criou a etnomatemática? Historicamente, a palavra Etnomatemática surgiu na década de 50, com base em críticas sociais acerca do ensino tradicional da Matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais, tendo Ubiratan D'Ambrósio como precursor e idealizador aqui no Brasil.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 127
Vamos para o Anterior: Exercício 125
Tente Este: Exercício 136
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia