PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (FUVEST 2022)
No momento de planejamento de propostas didáticas para o ensino de matemática é necessário que o docente leve em consideração a organização dos conteúdos de aprendizagem e como eles serão trabalhados. Na visão de D’Ambrosio (2013), o ensino de matemática visa a aprendizagem dos conteúdos de uma forma contextualizada, de maneira que o CONCURSO PROFEM 2022 estudante tenha possibilidades de utilizar, na escola, saberes que adquire fora dela e, também, para que possa levar o conhecimento escolar para seu dia a dia. No livro “Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade”, são apresentados três conceitos considerados importantes para a organização de conhecimentos e comportamentos que são necessários para a formação de uma cidadania plena. São eles: literacia, materacia e tecnoracia. A respeito destes conceitos é correto afirmar:
A) A literacia é a capacidade de interpretar e analisar sinais e códigos, além de propor e utilizar modelos e simulações de questões relacionadas à vida cotidiana. A literacia lida com instrumentos comunicativos.
B) A materacia é a capacidade de utilizar instrumentos, inclusive o próprio corpo, avaliando suas possibilidades e limitações e quais as adequações para situações diversas. A materacia lida com instrumentos materiais.
C) A literacia é a capacidade de utilizar instrumentos, inclusive o próprio corpo, avaliando suas possibilidades e limitações e quais as adequações para situações diversas. A literacia lida com instrumentos materiais.
D) A tecnoracia é a capacidade de interpretar e analisar sinais e códigos, além de propor e utilizar modelos e simulações de questões relacionadas à vida cotidiana. A tecnoracia lida com instrumentos comunicativos.
E) A materacia é a capacidade de interpretar e analisar sinais e códigos, além de propor e utilizar modelos e simulações de questões relacionadas à vida cotidiana. A materacia lida com instrumentos analíticos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 179
Vamos para o Anterior: Exercício 177
Tente Este: Exercício 97
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia