Procura

PortuguêsVariação linguística


EXERCÍCIOS - Exercício 361

  • (UFMT 2022)

Toda língua varia, isto é, não existe comunidade linguística alguma em que todos falem do mesmo modo. A variação é o reflexo de diferenças sociais, como origem geográfica e classe social, e de circunstâncias da comunicação. Com efeito, um dos princípios mais evidentes desenvolvidos pela linguística é que a organização estrutural de uma língua (os sons, a gramática, o léxico) não está rigorosamente associada com homogeneidade; pelo contrário, a variação é uma característica inerente das línguas naturais.
(CAMACHO, R. Norma culta e variedades linguísticas.Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php. Acesso em: 15/12/21.)
A partir das informações dadas, assinale a afirmativa INCORRETA.


A) A variedade culta, também chamada de norma culta, representa o uso característico das pessoas com acesso à cultura letrada; é essencialmente urbana.

B) Todas as línguas e suas variedades são igualmente eficientes para o exercício de todas as funções a que se destinam e nenhuma língua ou variedade dialetal é inerentemente inferior a outra similar sua.

C) No senso comum, há a crença equivocada de que os falantes de variedades populares falam sem obedecer à regra alguma e, por desconhecimento, não seguem as regras da variedade culta escrita.

D) A discriminação de uma determinada língua ou variedade linguística em relação a outra denomina-se preconceito linguístico, geralmente pautado na ideia de que há línguas ou variações linguísticas “melhores” ou “piores” que outras.

E) O usuário da língua nunca deve preferir a variedade culta, pois nem sempre é a mais adequada, aquela que estabelecerá uma maior sintonia entre os interlocutores.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 362

Vamos para o Anterior: Exercício 360

Tente Este: Exercício 357

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+